quarta-feira, 30 de abril de 2014

Os delírios de consumo de Becky Bloom

Nova York, Rebecca Bloomwood é uma garota que adora fazer compras e seu vício a leva à falência. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas o máximo que ela consegue é um emprego como colunista na revista de finanças publicada pela mesma editora. Quando enfim seu sonho está prestes a ser realizado, ela repensa suas ambições.
Assim como Rebecca, é importante que reflitamos sobre os nossos sonhos e ambições de consumo. Qual o limite entre consumo sadio e consumo alienado? Como surge o consumo alienado? 





Responda às questões acima de maneira original e crítica. 
Se achar interessante, pode escolher uma cena para comentar.
É importante ressaltar os aspectos filosóficos do filme, afinal, estamos em busca de aprimorar nosso pensamento! 

Tenha cuidado com os erros gramaticais e com os vícios de linguagem da internet.   

17 comentários:

  1. Consumo sadio é quando as pessoas compram o que realmente necessitam. E o consumo alienado, nada mais é que o contrário do consumo sadio, ou seja, consumo de coisas que não necessitam. Agem compulsivamente, compram por estar na moda, ou por causa da mídia que convence. Um exemplo do filme, é a "echarpe verde". Onde a atriz principal comprou por moda e não por precisão.

    O consumo alienado surge muita das vezes quando se tem dinheiro e não se sabe como gastar. Assim, gastam com imagem. Produtos de marcas, principalmente. (Sarah Micaela - 1° ano - Colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  2. O consumo sadio é aquele que usamos para o nosso consumo diário, aquele que nos precisamos para se manter o dia-a-dia sem exageros sem desperdícios, e sem obsessões. Cosumo de ambições, são consumos desnecessários ainde existe em manter a satisfação ou o vício. Conpramos além do necessário so pelo fato de se sentir bem ou de satisfazer a ambição por compra e por peças novas, tal que se transforma em uma doença em várias pessoas que compram alem do que podem ou que também fazem dívidas enormes e que na mioria das vezes fica no vermelho, um problema serio que se precisa muitas vezes de tratamento e cuidados especiais. O consumo alienado surge apartir das compras excessivas que se tranformam em vício. (1° ano - São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  3. Consumo sadio é aquele no qual usamos para saciar nossas reais necessidades. Já o consumo alienado, é quando a pessoa passa a comprar excesivamente coisas de que realmente não precisa, compra apenas por está na moda, ou porque a propaganda te convence.
    O consumo alienado surge basicamente de quando a necessidade de ter coisas se torna maior, e a vontade de comprar excessivamente também, tornando-se assim, um comprador compulsivo. (Lorena Bonifácio,1ºano - Colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  4. Consumo sadio é aquele que fazemos por necessidades, coisas que realmente precisamos no nosso dia-a-dia, um consumo sem exageros, que não importa se esta na moda, ou se a marca é boa e sim a sua utilidade. Já o consumo alienado é aquele que compramos compulsivamente sem precisam, compramos por estar na moda, pela marca, por prazer de gastar dinheiro.
    No filme vemos que Rebecca Bloomwood tem essa compulsividade de toda vez que passar por uma loja querer compra um nova peça de roupa, só pra estar na moda, um exemplo é quando ela estar naquela liquidação de varias peças de roupa e sapatos, quando ver um par de sapatos que tanto queria logo tentar resistir, e larga-os, mas quando ver que outra mulher os pega logo vem a toná e começa a disputar e no fim leva quase a loja toda, no fim acaba se afundando em mais dividas, apesar de já esta atolada ate o pescoço de dividas por esse desejo de estar comprando, desejo o qual não tem fim.
    O consumo alienado surge por influencias de propagandas, comercias, liquidações, descontos, modas, marcas, prazeres e etc. E também podemos considera quando se tem muito dinheiro e não sabe como administra-lo e com isso gasta sem necessidades. (Kathleen Rocha, 1°ano - Colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  5. Consumo sadio é aquele que é feito com moderação, no qual compramos o que realmente precisamos. Já o consumo alienado é consumir sem necessidade, compra algo de que você não precisa realmente, comprar apenas porque estar na moda, pela marca ou porque a propaganda te convenceu.
    O consumo alienado surge quando não se sabe com que gastar,quando não sabe administra o seu dinheiro e muitas vezes pelas propagandas,liquidações e também pelas marcas de roupas e produtos, isso acaba se tornando um vicio.
    (Èlida Beatriz,1° ano – Colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  6. O Consumo sadio e aquele referente á precisão, sem exageros e vícios.
    Coisas que serão uteis no dia a dia, tendo a certeza de que não vai ser disperdicio gastar com determinado objeto, ou algo do tipo. Diferente do consumo sadio o consumo alienado ė aquele cujo, Disperdicio predomina, coisas que não utilizamos com freqüência e com precisão. Na maioria das vezes praticado por mulheres o consumo alienado surge com a procura incontrolável de sentirem melhor, mais bonitas ou coisa parecida, sabendo que seria arrogância de nossa parte, negar o fato de que consumos em geral fazem parte da sociedade, (de uma vida humana).
    (Adélia Beatriz,1° ano colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  7. Bom, no filme mostra-se que a atriz desde pequena adora fazer compras, e com isso gerou o seu "consumismo", ou seja, "consumo alienado", que é quando uma pessoa gasta sem necessidade e está sendo influenciada ou pela propaganda, marca, ou porque esta na moda, fazendo com que ela crie uma certa ilusão compulsiva, falando com os manequins por exemplo, de fato isso é praticamente uma doença chamada Consumismo.
    Consumo sadio é aquele que usamos com sabedoria sem extravagancias, sem exageros, e sim por necessidades.
    (Nayra Barros, 1° ano - Colégio São Lucas Alagoano).

    ResponderExcluir
  8. Consumo sadio é aquele que [e feito com moderança com coisas que usamos diariamente, pra nossa necessidade sem exageros ou vicios. é usados na nossa necessidade, consumos do dia a dia, com coisas que vamos utilizar não e deixar guardado, disperdiçar ou comprar por impulso. Consumo alienado é o contrario de consumo sadio pois consumo alienado é aquele que compramos tal coisa por que esta na moda, por que achamos bonitos, ou por que temos apenas desejo de ter tal coisa, ou seja, é basicamente como se comprássemos tudo o que vimos pela frente. A midia nós empurra muitas vezes a comprar algo não pelo conteudo e sim pela marca ou por tal pessoa que está fazendo a tal propaganda da midia, querendo ou não acho que todos nós ao menos uma vez na vida compramos por alienação, não sempre mas todo mundo ja comprou algo que não precisava, só por que estava na modinha?!! no proprio filme vemos que Becky Bloom compra na maioria das vezes coisas sem ultilidade e que não precisa realmente dauquilo, ou seja, Becky compra pra se sentir mais elegante, bonita, confiante e por um vicio alienado!
    (Isadora Caroline Britto De Lima, 1° ano, colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  9. A alienação é a perda da capacidade das pessoas em pensar antes de fazer algo, em agir por si próprio. As pessoas alienadas não tem interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa. Um exemplo do filme, é quando Becky se enche de dividas e sua amiga tenta ajuda-la fazendo com que ela não compre mais nada, mas ela estava tão fissurada em comprar que acaba não resistindo.
    Um pessoa alienada pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco (a). Não consegue mais parar de fazer compras e isso acaba virando uma doença.
    (Luan Roberto Medeiros Maia, 1° ano, colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  10. Consumo sadio é aquele que é feito com moderação, pois pesa na balança como foi produzido o que está sendo comprado e onde essa ação influi.
    Consumo é o ato de a sociedade adquirir algo para atender as suas necessidades e seus desejos. Quando a pessoa compra de uma forma para aliviar sua ansiedade ou compra exageradamente e muitas vezes nem utiliza o produto, a pessoa se torna alienada. Oneomania é uma doença que atinge principalmente as mulheres, alguns dos sintomas que possam detectar a doença é o fato de a pessoa querer comprar tudo o que vê pela frente, se tornando viciado em compras. As empresas devem estar sempre atentas e inovando a cada dia para atender as necessidades e os desejos de seus clientes.
    o consumo alienado surge quando a pessoa fica viciada em comprar mesmo já tendo aquilo ela compra porque seria bom ou até por ser de outra cor.
    (Leonardo Lucas Oliveira Silva,1° ano, COLÉGIO SÃO LUCAS ALAGOANO)

    ResponderExcluir
  11. Consumo sadio: Você realmente precisa disso, que é feito com moderação, pois pesa na balança como foi produzido. EXEMPLO: Compra-se vegetais orgânicos variados em feira certificada.
    Consumo alienado: É o feito sem conhecimento de produção e o impacto econômico, ou seja, como são feitas as coisas que se comprar e porque e como o ato de comprar determinada coisa influenciará o mercado. Você realmente não precisa disso. EXEMPLO: Compra-se um cachorrinho de raça num pet shop. A compra baseia-se no desejo de ter um animal específico, por suas características físicas.
    Em uma parte do filme, Becky diz: "Eu preciso disso?". Em diante, deve-se fazer três perguntas básicas, palavras-chaves. Como: "Eu preciso disso?". Se a resposta for "sim", pula-se para a segunda pergunta: "Eu posso comprar isso?", foi "sim", pula para a terceira pergunta: "Eu tenho dinheiro?", "sim", pode-se comprar o que tanto queria. Se a resposta da primeira for "não", deve-se parar ai. Se a resposta for "sim" da primeira, pula para a segunda, se a segunda for "não", deve parar ate conseguir um "sim".
    (Gustavo Gelliel da Silva Albuquerque - 1° Ano - Colégio São Lucas Alagoano)

    ResponderExcluir
  12. O consumo sadio é algo necessário, que se faz por pura necessidade, para total proveito do usuário, no qual compramos o que realmente precisamos, já o consumo alienado é totalmente ao contrário é basicamente algo que é consumido apenas por querer fazer uma imagem, ou seja a pessoa compra sem necessidade, compra algo que não precisa. O consumo alienado surge a partir das compras excessivas que se transformam em vício, a palavra alienado vem do latim de tornar algo alheio a alguém.
    ( Suellen Glenda – 1° ano – Colégio São Lucas Alagoano )

    ResponderExcluir
  13. No consumo sadio o consumidor busca satisfazer seus desejos concretos, coisas que realmente precisa. Já o consumo alienado é o contrario de consumo sadio pois é a situação em que não existe uma relação direta e real entre o consumidor e a coisa adquirida, ele só satisfaz os desejos e fantasias que lhe foram artificialmente inculcados. A vontade de consumo perde sua relação com a personalidade do indivíduo ao se desvincular de suas necessidades reais. As pessoas consumistas compram os produtos sem precisar do mesmo, muitos acabam comprando e nunca usam é o fato de a pessoa querer comprar tudo o que vê pela frente, se tornando viciado (a) em compras
    ( Francielle Karolinne 1° Ano - Colegio São Lucas Alagoano )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a um ponto crucial do filme: a diferença entre custo e valor. Rebecca nos mostra que o produto oferecido pela indústria cultural (neste caso, a moda) perde o valor depois de comprado. Ele é uma ideia, uma construção ideológica. Os meios de comunicação a fazem acreditar que tudo será melhor se ela adquirir determinado produto, mas, na prática, o que acontece é que depois de adquirido, o produto perde seu valor, frustra o consumidor. E então recomeça o ciclo da necessidade alienada por novos produtos do mercado, a compra e a consequente frustração.
      Por meio da reflexão sobre o filme, pode-se concluir o quão enriquecedora pode se tornar a experiência cinematográfica, não somente em relação à compreensão da proposta de seus realizadores, mas também quanto à compreensão do mundo em que vivemos em seus mais variados aspectos. No exemplo em questão, pôde-se aprofundar conhecimentos sobre o capitalismo, o estímulo ao consumismo compulsivo dele característico e sua influência direta sobre a sociedade. Análises como esta – não necessariamente apenas as de cunho sociológico – nos permite ter uma abordagem cada vez mais ampla e rica sobre os dias atuais.

      (Anne Beatriz- 1° ano - Colégio São Lucas Alagoano)

      Excluir
  14. No padrão de consumo sadio uma pessoa adquire uma coisa tendo em vista suas reais necessidades e pelo prazer de utilizá-las.
    Já no consumo alienado, o prazer do uso é muitas vezes substituído pelo poder da posse. Ou seja, comprando apenas para possuir e não usufruir.

    Quando o consumismo se torna alienado, ele gera vários fatores negativos para a nossa sociedade; as pessoas acabam fazendo muitas dívidas,comprando o que não precisam.A televisão, a internet,o rádio e as celebridades são meios que as induzem e influenciam a consumirem excessivamente.
    Colégio São Lucas Alagoano
    Ana Gabriely Cordeiro de Miranda -1º ano médio



    ResponderExcluir
  15. Rebecca Bloom, mais conhecida como Becky, tem grandes problemas: a sua vida financeira está a ponto de desabar. Seus cartões estão sendo recusados em todas as lojas e suas faturas não param de chegar e parecem multiplicar-se durante a noite. Ela deve ao banco, aos cartões e a amiga. Resumindo: Becky é uma consumista sem volta, daquelas que não conseguem passar por uma vitrine sem entrar numa loja e, consequentemente, comprar alguma coisa. Ela é uma jornalista financeira que não sabe lidar com as suas finanças.Lá, surge a oportunidade que pode mudar a vida dela. Para melhor, ou pior. Becky escreve um excelente artigo que lhe dá um prestígio nacional, entrevistas na tv e dinheiro (!!!). Será que finalmente Becky conseguirá sair da lama da sua vida financeira, engrenar na vida amorosa e se livrar dos seus vícios consumistas tão facilmente?

    ResponderExcluir
  16. O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade de bens, mercadorias e/ou serviços. No filme o que vemos é isso o consumo exagerado e sem precisão que ela faz; só pra ter o hábito de comprar, ela age de forma impulsiva pois, age pelo seu desejo e não pela sua necessidade. Com essas compras exageradas que ela faz acaba gerando consequência que não são boas, acaba ficando endividada.

    ResponderExcluir