quarta-feira, 30 de abril de 2014

A menina que roubava livros

Adaptação de "A menina que roubava livros" do australiano Markus Zusak, o filme acompanha a história de Liesel Meminger. Durante a Segunda Guerra Mundial, Liesel e seu irmão são deixados pelos pais e adotados por um casal. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. Ela aprende a ler com o incentivo de seu pai adotivo e Max, um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape dos tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. Em meio ao caos, a jovem encontra refúgio na literatura para sobreviver. Ajudada por seu pai adotivo, ela passa a roubar livros e descobrir neles a esperança perdida durante a guerra. 
De forma simples, o filme nos apresenta algumas análises filosóficas, tais como a relação entre poder e força,  e , de modo sutil, a representação das divergências políticas da época em que se passa o romance. 


E você, o que tem a nos dizer sobre o filme "A menina que roubava livros"?    
                
Dê sua opinião sobre o filme de maneira original e crítica. 
Se achar interessante, pode escolher uma cena para comentar.
É importante ressaltar os aspectos filosóficos do filme, afinal, estamos em busca de aprimorar nosso pensamento! 
Tenha cuidado com os erros gramaticais e com os vícios de linguagem da internet.   

15 comentários:

  1. No Ponto de vista original o filme mostra a história de Liesel, lutando pela sobrevivência e pela esperança de uma vida feliz para sua família e amigos em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial. Ja no ponto de vista critico filme aborda reflexões filosóficas sobre a existência das pessoas e o funcionamento de seus hábitos sociais e seu modo de viver, durante aquele periodo. O filme é muito diferente do livro, na minha opiniao.
    Os sentimentos de uma menininha foi narrado pela morte, onde oque ela mais quer é que tudo termine bem, oque é bem o contrario. Quando ela conhece Max ela se encontra, se interessa pela literatura, entretanto Max vai embora, antes que os nazistas o pegue. E Liesel volta a ficar só. Ate que um dia a alemanha é bombardiada, e acaba com o tudo, a familia de Liesel morre, e so sobra ela em meio aos entulhos de casas.
    Extremamente é um filme(llivro) que mexe muito com os sentimentos de quem lê ou vêr, espero que tenha gostado do eu comentario, e que ele tenha sido bem abordado, obrigada.
    aluna: Monique Pinheiro. 2º ano medio Sao Lucas Alagoano.

    ResponderExcluir
  2. O filme fala de uma menina, Liesel, que acredita em uma vida feliz, porém, retrata a forma de vida nao muito agradável e nos faz refletir sobre as dificuldades de convivência na Alemanha nazista, sob o poder de Hitler. O filme(livro) tambem nos mostra os sacrifícios que os jovens, pobres, entre outros, fazem para a forma de "governo" da época, reprimindo-os.
    O filme(livro) aborda um termo muito interessante, principalmente no contexto histórico, que nos faz refletir.
    É um filme muito emocionante, como por exemplo, a cena em que a cidadezinha é bombardeada e Liesel perde sua família.
    Aluna Sarah Caroline Martins Pinheiro, 2 ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
  3. o filme aborda um tema muito interessante*
    professora, errei bem ali

    ResponderExcluir
  4. Aluno: Walberson luiz da silva rocha.
    E-mail do meu irmão.

    O filme Liesel, trata-se de uma menina que se afastou do seu irmão e passou a não estar mais com sua família original, foi adotada em tempos difíceis de guerra, mortes e fanatismo político.
    A menina não sabia ler, mas um senhor, ao qual é uma grande peça do filme, ajudou a aprender a ler.
    Bom, normalmente todo crítico profissional critica para pior, pois é o cara que só fala do que outros ousaram e puderam fazer. Esse filme só não é uma obra prima como A Queda, mas foca na realidade dura da população humilde, da Alemanha na época.. mas pensei em escrever um comentário enorme, dizendo o que achei do filme e o que acho desta crítica depois de ter assistido. Mas farei das suas palavras as minhas.

    ResponderExcluir
  5. O filme nos conta a história de uma garota chamada Liesel,que morava com seus pais adotivos e com seu amigo Max que vivia clandestinamente em sua casa,na Alemanha Nazista durante a segunda guerra mundial.
    É um filme emocionante! Caracterizado pelo governo autoritário de Adolf Hitler,onde as pessoas não tinham liberdade de expressão,liberdade política,pessoas que não tinham o direito de manifestar livremente suas opiniões,ideias e pensamentos.Enfim pessoas que viviam reféns do auto-poder do governo,e de toda a guerra que assolava aquele pais...
    Aluna:Bruna Santos da Rocha nº 05, 2º ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
  6. O filme acompanha a história de Liesel Meminger. Durante a Segunda Guerra Mundial, Liesel e seu irmão são deixados pelos pais e adotados por um casal, que também cuida de max que vive na sua casa no porão um judeu refugiado, que tenta sobreviver aos governo de Hitler , Onde n existe liberdade de expressão ou nada do tipo , onde o poder e quem manda em tudo , apesar de seus esforços nda consegue para conter isso dentro de sua moradia , tanto que a policia pegou o amigo de seu pai e ele n consiguiu fazer nda para impedir , se acabasse tentando impedir mesmo ia acabar sendo preso da mesma forma sem nenhum direito de se defender , pequeno comentario sobre o filme . Aluno : Victor Valério V. Dutra dos Santos .

    ResponderExcluir
  7. conta a história da jovem Liesel Meminger, uma garota que vive com os pais adotivos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Apaixonada por livros, ela acaba desenvolvendo o hábito de "roubar" obras para ler para o amigo Max, um judeu que mora clandestinamente em sua casa.
    Um filme muito bom por mostrar os fatos do holocausto da 2· guerra mundial cheia
    De absolutismo por causa do governo autoritário de Adolf Hitler.

    Aluno:Maxwillyams Gomes de lima n:5 2○ano do ensino médio

    ResponderExcluir
  8. Adaptação de obra homônima de Markus Zusak, A Menina que Roubava Livros conta a história de Liesel, uma menina que vive com os pais adotivos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Apaixonada por livros, ela acaba desenvolvendo o hábito de "roubar" obras para ler para o amigo Max, um judeu que mora clandestinamente em sua casa. como história de vida de uma menininha q busca a felicidade, alegria e paz encontra isso nós livros e escrevendo criando um certo refúgio para os tempos difíceis. de um outro ponto de vista essa história se passa em regime comunista que trás a tona questões da sociedade, trazem as pessoas para uma nova realidade mesmo que não seja a realidade fantasiosa.

    ResponderExcluir
  9. O filme nos conta uma historia de uma garota judéia que mora com seus pais adotivos chamada Liesel que começa a roubar livros para mostrar pro seu amigo max, judeu clandestino que mora em seu porão historia de vida que mostra que uma garota nao tem medo de nada e busca sua felicidade que tenta fugir do governo de Hitler onde nao existe liberdade de expressão.

    David Calheiros da Silva N•6 2°ano

    ResponderExcluir
  10. essa é a história de Liesel que precisa ir morar com uma nova família na Alemanha da Segunda Guerra após sua mãe ser acusada de comunismo. Aprende a cada dia a amar e ser amada, vive de seus sonhos e de histórias dos que tem ao seu redor, que busca o seu lugar no mundo através dos seus livro roubados numa esperança de que aqueles livros tornarem seus dias menos sombrios, com tudo de mal que acontece contagia todos a sua volta, mostrando que a vida pode, deve e merece ser vivida dia após o outro.
    uma história cheia de conceitos politicos e filosóficos que retrata todas as caras do nasismo, os conflitos e as adversidades de um tempo de repressão, como podemos observar em diversas senas.
    aluna : mirella bárbara. série: 2°ano médio

    ResponderExcluir
  11. Esse filme sobre o nazismo já vimos ou já ouvimos falar sobre vários, cada um relata um acontecimento, uma consequência, uma família ou pessoa específica que viveu, naquela época, sob o intenso comando de Hitler .
    Eno filme à qual fomos escolhidos para falar sobre ele é " A menina que roubava livros ", já conhecemos à história de Lisel Meminger, uma jovem filha de uma mulher comunista que tamám sofreu com o regime Alemão .
    E curiosamente, são poucos os livros que ela realmente rouba dali em diante. O foco principal dessa trama passa a ser os relacionamentos da garota, como ela muda as vidas ao seu redor e vice-versa.
    aluno : michel cassiano dos santos. 2º ano médio

    ResponderExcluir
  12. EMAIL DO MAX
    Aluno: Edclaysson Araújo n:8 2○ ano do ensino médio

    Não li o livro; Mas sinceramente não vejo motivos para uma pessoa abrir a boca e dizer que o filme é "fraco, e tem atuações fracas"... Por favor, precisa ser alguém muito frio e CHATO pra não sentir a emoção transmita ao longo do filme. É tudo muito bem dosado, muito bem desenvolvido do meu ponto de vista. E até agora, pelo que pude ver, os fãs da obra literária tem se agradado bastante da adaptação ao cinema. Claro, gosto é pessoal, mas acho que as pessoas deveriam ser mais razoáveis ao criticar um filme como este, que é no mínimo competente e sim... emocionante!

    ResponderExcluir
  13. O filme relata a história de Liesel, uma menina que vai viver na Alemanha durante a 2ª Guerra mundial, lá ela conhece Rudy, seu melhor amigo, e Max um Judeu que é acolhido por sua família adotiva. Com o passar do tempo Liesel vai se apegando a Max, porém ele tem que ir embora pois, estar vivendo lá ilegalmente, o filme também relata fatos sobre o Holocausto, o extermínio de vários judeus, liderado por Adolf Hitler. O filme é muito bom, principalmente na parte em que mostra o lugar onde Liesel mora sendo destruído pois, nos faz repensar em alguns atos e refletir sobre a vida.
    Monique Carolina 2º Ano médio

    ResponderExcluir
  14. E-MAIL DA MONIQUE IANAEL

    o filme nos mostra uma história da garota Liesel que mora com seu amigo Max, um judeu que vive escondido no porão por causa do exército nazista que é governado por Adolf Hitler, e ela amava livros e roubava livros da esposa do prefeito para ler para seu amigo Max que estava muito doente...
    Aluno: leonardo da silva
    Série: 2 ano

    ResponderExcluir
  15. E-mail da Monique Carolina
    O filme se apegou muito bem ao período histórico da época. Como uma obra que se passa na Alemanha nazista, podemos ver e de perseguição pelo nazismo tão exposto. Percebe-se que tudo aquilo ocorre em meio a uma guerra, e que as coisas poderiam acontecer a qualquer momento.
    Viktória Ingrid 2º Ano

    ResponderExcluir